domingo, junho 04, 2006

Opinião

O sucesso e o insucesso...

Está-se tornando um "slogan" ou mais do que isso, uma ideologia - a ideologia do sucesso!
Este sucessotem a ver, principalmente, com a competição, com a vitória sobre os outros, com a aproximação aos que mandam - ao poder -, aos que têm.
Não é a competência nem a isenção, nem o rigor que contam. Muito menos a solidariedade. De modo que só uns poucos podem ter sucesso e muitos não podem ter nenhum.
A pobreza atinge em Portugal uma grande parte do nosso povo. Estima-se que, mais de um milhão e quinhentas mil famílias se situam nessa área. Os mais recentes dados do Eurostat confirmam que, no conjunto dos 25 países da União Europeia, o nosso país ocupa o 22º lugar quanto à taxa de pobreza, tendo como referência o ano de 2003. Isto corresponde a mais de metade da população portuguesa. Estes são os pobres. Depois destes ainda há milhões de pessoas que podem ser remediadas. De modo que os do sucesso são em número muito reduzido.
Numa obra publicada há alguns anos pela UNICEF, intitulada "Pobreza Infantil em Portugal" a Drº Manuela Silva dizia, naturalmente que "as relações entre as condições económicas e o bem estar da criança não merecem a suficiente atenção dos economistas e dos políticos". Na realidade, a pobreza e os factores de empobrecimento têm íntima e directamente a ver com as políticas económica e social adoptadas pelos governos. Tudo isto é certo. E isto significa que o sucesso de alguns não é só o resultado da política levada a cabo pelo governo, ele assenta na pobreza da grande massa dos portugueses, na sua exploração, na sua marginalização, no seu completo insucesso.

Sem comentários: