quinta-feira, janeiro 18, 2007

Hipocrisia


A hipocrisia é a atitude de simular uma virtude que não se tem.

Ser hipócrita é fingir e falsear na actuação social a sombria identidade que se esconde. É nomear o Deus para tudo, mas em vez de perdoarem, oferecem a forca e o verdugo. Hipócritas são os milhares de casais que se "oferecem" para adoptar um bebé recém-nascido porque estão contra o aborto, e nunca lhes passou pela cabeça adoptar uma dos milhares de crianças órfãos já nascidos, porque estes não passam afinal de mera estatística. Hipócritas são os que se manifestam com velas como se fossem pacíficos mas exigem a pena de morte. Alguns hipócritas são mesmo descarados Hipócritas são os que se apropriam da palavra democracia quando esta palavra já não está em perigo, mas calaram as suas vozes quando foi necessário dar as suas vidas por ela. Hipócritas são aqueles que saíram à rua quando eram contestatários revolucionários e não saem mais porque se tornaram eles os capitalistas. Hipócritas são os que se escandalizam com assassínios pontuais e nunca se espantam com os genocídios de guerras injustas. Hipócritas são aqueles que se preocupam com a Constituição quando são apresentadas para discussão propostas sociais de igualdade e equidade entre os cidadãos e se "estão nas tintas" quando a economia os coloca a eles em primeira classe.

Hipócritas são os que dizem ser liberais e se entusiasmam com a ideia de intrometer-se em Cuba; hipócritas são os que consideram o Irão como o mal e ameaça nuclear, e não dizem nada dos países que têm arsenais nucleares com fartura.

Hipócritas são os que falam de "segurança jurídica" e não possuem um plano para a segurança dos trabalhadores flexibilizados e excluídos. Hipócritas são os que apregoam a segurança democrática mas no fundo desejam acabar com as greves e manifestações de direitos.

A hipocrisia é elitista. Todos os dias enfrentamos um mundo onde proliferam os hipócritas.

Magnolia

13 comentários:

a.castro disse...

Passados alguns meses após o 25 de Abril, esses supostos "democratas" começaram a sair dos "esconderijos" e a mostrar o que realmente nunca deixaram de ser: hipócritas. E têm vindo a ganhar "peso" em tudo quanto é sítio mostrando a sua hipocrisia como nunca tinha acontecido até à data, atingindo o "pico" com o actual governo.

Anónimo disse...

A hipocrisia e o chico-espertismo são duas características que me irritam particularmente. Boa reflexão.

Anónimo disse...

Excelente post.Parabéns ao seu autor

Anónimo disse...

Belo texto. Oportuna denúncia. Repulsa a roçar o nojo é o que me metem certos democratas de fachada. Prefiro uma pessoa de direita,frontal e assumida, do que esses pseudo-democratas.

miguel disse...

ou seja, preferes um hipócrita assumido! ;)

eles proliferam, de facto. são poucos esses hipocritas a que te referes. porque afinal de contas, não podem ser mais os parasitas que os portadores.

Anónimo disse...

Infelizmente é o nosso dia-a-dia...
Está por todos os lados.

AC disse...

Gente séria é gente antiga. Gente de uma cara só, é gente parva. Os tempos modernos produziram experts, gente adaptável.
Cpts

AnaCristina disse...

O nosso páis é rico nessa rapaziada. Não esqueças que a arte do desenrascanço até é um ex-libris português...

Macillum disse...

Em resposta ao comentário que o Sofocleto deixou em

http://noticmundo.blogspot.com/2007/01/clnica-espanhola-de-abortos-na-av.html

escrevi:

Acredito que cada um deve fazer o que bem entender.
O que parece que não está a ser tomado em conta - ou, pelo menos, não se está a querer falar muito nisso - é que, verdadeiramente, não sabemos quando é que essa qualidade que diferência um feto-coisado de uma pessoa, está presente nesse corpo humano em formação, ou quando é não está.
Somos ignorantes perante tal verdade e isto é um facto por mais que defendam que um feto com menos de 10 semanas ainda não é uma pessoa.
Se colocármos (religiões à parte) a questão de quando é que a alma, ou força anímica (como quiser chamar) entra no corpo, ninguém sabe responder... ou responde pretenciosamente, sem, verdadeiramente, saber a resposta! Será no momento da concepção? Serão passadas as 10 semanas que andam a falar? Será que só "entra" no corpo quando nasce, tal como o código civíl fala?
A verdade é que ninguém sabe.
Ora, dentro da nossa ignorância, devemos colocar a hipótese de essa tal alma, força anímica - ou como lhe quiserem chamar - que faz desse corpo uma pessoa, poderá estar presente desde o momento da concepção... há que considerar tal hipótese! Ora, se tal acontecer, quando o aborto é feito, independentemente do tempo de gravidez, está-se a cometer um homicídio.
Por outro lado, existem situações específicas em que é compreensivel a exigência do aborto por parte da gestante, tal como é o caso da sua vida estar em perigo devido à gravidez.
Cada caso é um caso.
Não concordo que se faça um aborto cada vez que a presença de um bebé é indesejável, pois, maior parte das vezes as crianças são indesejáveis por motivos egoistas.
Também não acredito que o aborto deva ser completamente interditado.
[acrescento] Acredito que o Estado deve responsabilizar-se pelas gestantes que não querem os seus bebés durante o periodo de gravidez e conduzi-los para adopção num sistema borucrático muito mais desentupido e económico do que o sistema actual de adopção. Acredito que deste modo, maior parte das mulheres (e até homens), a meio da gravidez, vai desistir de doar a sua criança para adopção devido aos íntimos laços que criará com ela.
Acredito, porém, que o resultado deste referendo - assim como de todas as votações que são feitas pelo povo em Portugal - já está determinado, por manipulacao de bastidores e (vou mais longe) da opinião pública, com a vitória do SIM!
Isto é mais do que óbvio!

pedro oliveira disse...

A palavra hipocrisia, deriva do latim: hippos (cavalo) e do grego (krísis)ataque. Qualquer coisa como o ataque dos cavalos.
Hipocrisia, é um termo que só se aplica às elites (à direita?)ou seja não haverá hipócritas de esquerda?
Peço desculpa por um comentário com tantas perguntas, na minha opinião existem hipócritas em de ambos os lados, as ditaduras são,por definição, hipócritas, há-as de esquerda e de direita.

Lovely Toys disse...

Quem disse que as elites são de direita? De uma maneira geral, penso mesmo que são antes de "esquerda". A verdade é que a hipocrisia está na esquerda. Fingem que são o que não são. Quer melhor exemplo do que o governo que nos (des)governa? A hipocrisia é uma forma de dissimular uma virtude que não se tem. A direita não dissimula nada. Faz um jogo aberto. No entanto, em casos pontuais a hipocrisia pode estar em todo o lado, desde que seja considerada como um instrumento a modelar consciências. Exemplo de alguns movimentos do Não ao Referendo. E mesmo aqui, alguma "esquerda" tende a ser hipócrita, na medida em que "deseja ficar bem com Deus e com o Diabo".

miguel disse...

de facto, "hippo" é cavalo, Tal como "Krísis" é confronto ou ataque. No entanto, como está bem de ver, a palavra "hipocrisia" não resulta da fusão das referidas acima. vem antes da palavra intacta "hypócrísis", grega, por sinal. que significa representar.
Fora isso, não vejo em que é que o facto de dizer que hipocrisia significava "ataque a cavalo" ou "ataque de cavalo" ou "carga de cavalaria" poderia servir como argumento para dizer que a hipocrisia afecta também a esquerda...

Já agora: "olisipocrisia" seria o "ataque das éguas"?

miguel disse...

"hippos" do latim - cavalo.
"Krísis" do grego - confronto, ataque.

de facto, nenhuma delas entra na composição da palavra intacta "hypókrísis" que dá origem à nossa "hipocrisia".

Além disso, em que é que dizer que hipocrisia tem origem no conceito de "ataque a cavalo", "ataque de cavalo" ou "carga de cavalaria" contribuiria para provar que a hipocrisia existe tanto à esquerda como à direita!?

Já agora, e seguindo a lógica do Pedro oliveira:

"olisipocrisia" é o ataque das éguas?
"hipotermia" é a temperatura dos cavalos?
"hiposalinidade" é a salinidade dos cavalos?
"hipoglicémia" é a glicémia equestre?

não generalizes a tua cultura em línguas mortas.. podem sair-te armadilhas.