quarta-feira, abril 18, 2007

A propósito de espertezas...

Sociedade e Estupidez


H á quem pense que o número de estúpidos é mais elevado numa sociedade em decadência do que numa sociedade em ascensão, e penso que é um erro grave. A verdade é que ambas vivem recheadas com a mesma percentagem de estupidez. E a diferença reside no facto de que, numa sociedade em declínio, os estúpidos são mais activos em virtude de uma maior permissividade por parte dos outros membros.

Um país em ascensão possui também uma percentagem insolitamente alta de indivíduos inteligentes, que procuram controlar a fracção dos estúpidos e, ao mesmo tempo, produzem para eles e para os outros membros da comunidade, os benefícios suficientes para que o progresso seja um êxito.

Num país em decadência, a percentagem de indivíduos estúpidos é igual. No entanto, observa-se no resto da população, sobretudo entre os indivíduos que estão no poder, uma proliferação alarmante de corruptos, "chicos espertos" com uma elevada percentagem de estupidez e, entre os outros que não estão no poder, um crescimento, igualmente alarmante do número de incautos.

8 comentários:

a.castro disse...

Pois é!... inteligentes, estúpidos, chicos-espertos - está tudo camuflado para evitarem os "inimigos". Mas é preciso saber distinguir, senão estamos tramados. Por exemplo, "esse" grande diploma não pertencerá a Sua Excelência "Yes Prime Minister"?...
http://www.youtube.com/watch?v=cxdMFRwztl4

Anónimo disse...

Boa! Está bem observado.
Mas riscou corruptos porquê?
A designação de "chicos espertos" é para eles como que um elogio. Isso nem os belisca sequer...
Devemos denunciá-los e combatê-los onde quer que eles se encontrem com frontalidade e sem receio, mesmo contra a imcompreensão dos "estúpidos" e a boa fé dos "incautos".
Não basta mostrar que se conhece o fenómeno se não nos arriscarmos a destruí-lo. A passividade dos que comodamente se alheiam deste problema, que é por demais conhecido como um dos piores males da actualidade, é a maior amiga dos corruptos.
Como é sabido, temos disso... Para mal dos que mais precisam.

Anónimo disse...

Magnólia, mais um magnífico artigo.
De facto estupidez é o que não falta por aí. Mas continuo a dizer, é peciso estarmos de olhos bem abertos e vigilantes para que para os possamamos controlar de alguma forma e não os deixemos actuar.

AJB - martelo disse...

não sei qual é a fonte dessa percentagem, mas o princípio parece ser correcto...

vermelhofaial disse...

Venho aqui pedir-lhe desculpa e dizer que está reposto o seu endereço na minha lista de links.
Acontece que remodelei a apresentação dos links e lamentavelmente o seu ficou fora, mas espero que me perdoe e volte sempre. Gosto muito do seu Blog e passo por cá frequentemente, não me apercebi logo da falta porque tenho o seu endereço nos Favoritos.
Mais uma vez desculpa e apareça.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Lindo Cravo tens na barra lateral, posso levar emprestado?

Kiss e Bom Fim de Semana

Lovely Toys disse...

Claro que sim, Ludo. O que existe neste blog é da blogosfera.
Bom fim de semana.

Leandro disse...

E eu fico a pensar se, aqui no Brasil, estaríamos vivendo o alvorecer ou o crepúsculo...