quinta-feira, abril 28, 2005

Penso que...

Uma pessoa que nunca muda de opinião, em vez de demonstrar a qualidade da sua opinião demonstra a pouca qualidade da sua mente.

* Post recuperado.

terça-feira, abril 26, 2005

Triste Realidade...

Hoje, no dia seguinte às comemorações de uma data que assinala o fim de uma ditadura fascista de quase 50 anos no nosso país, fiquei estupefacta ao ler no correio da manhã esta notícia.Depois da perplexidade inicial, vêm os sentimentos de indignação e de revolta. Indignação porque entendo que a estes jovens nunca lhes foi ensinado a respeitar os valores da democracia, da liberdade (a nossa acaba onde começa a dos outros), da igualdade e da justiça. Revolta, porque não sei quem tem a culpa de que muitos eles enveredem por caminhos tão obscuros.Como será o Portugal de amanhã? Aquele onde só existam os nossos netos?
* Post recuperado.

segunda-feira, abril 25, 2005

25 de Abril


Atravessamos uma grave crise social e económica no nosso país. Somos dos países mais atrasados da Europa, mas continuo a acreditar nos Ideais de Abril. Enquanto viver não vou esquecer, aquele "Quadro Pintado pelo Povo" e que viverá sempre comigo: A imagem de uma Pomba Branca com um Cravo Vermelho no bico, a voar no céu azul!Cravo vermelho, símbolo de liberade, democracia, igualdade e ....esperança num Portugal melhor!
* Post recuperado

sexta-feira, abril 22, 2005

Um pai. Uma mãe. Um Filho... Uma escada

A história passa-se numa cidade pequena do interior. Um casal entra apavorado na urgência do Hospital. Marquinhos, o filho, machucado chora assustado. São atendidos imediatamente. Agradecem a Deus pelo pouco movimento. A mãe nervosa acarinha o filho para confortá-lo. O pai, tentando controlar-se, explica: Mudaram-se recentemente e o filho, não acostumado com a casa, acabou caindo da escada.Radiografia tirada. Relaxam. Algumas escoriações. Apenas um susto.Quinze dias depois, o casal volta ao pronto-socorro. O rosto de Marquinhos sangra. A empregada, mesmo tendo recebido ordens para não encerar a escada, acabou por fazê-lo. Marquinhos de pijama e meia de lã escorrega pela escada.Desta vez foi um pouco pior. Ferimentos no rosto, nos braços e nas costas.Pai e mãe, agoniados, retornam ao hospital em menos de uma semana. Marquinhos e o primo brincam no topo da escada. Um movimento brusco. Marquinhos cai.A mãe chora. Precisa benzer a escada. O pai tentando aparentar tranquilidade. Está resolvido a mudar de casa. Marquinhos está desmaiado. No seu corpo as marcas do acidente. Passam a noite no Hospital.Os enfermeiros já se sentem afeiçoados àquele menino de 5 anos, de poucas falas e olhar assustado.Dez dias depois. O telefone da emergência toca. Do outro lado a mãe de Marquinhos chora. Ele descia as escadas com um vaso na mão. Caiu. Estava inerte no chão. Tinha medo de movimentá-lo e piorar o seu estado.A ambulância percorre sirenando as ruas da cidade. Chegam na casa. Os enfermeiros encontram Marquinhos desacordado no chão. Cacos de cerâmica espalhados em volta de sua cabeça.Atónitos, descobrem: Na casa não há escadas!
* Post recuperado.

quinta-feira, abril 21, 2005

Verdades absolutas

•A verdadeira felicidade está nas pequenas coisas: uma pequena mansão, um pequeno iate, uma pequena fortuna.•A política diferencia-se da máxima: dá o mesmo a esquerda que a direita.•O importante não é vencer. O importante é competir, não perder nem empatar.•A verdade não é importante... O que importa é ter razão!•Ter a consciência limpa é sinónimo de má memória.•Aquele que é capaz de sorrir quando tudo lhe corre mal, é porque já tem pensado a quem deitar a culpa.•Ri-te sózinho e o mundo pensará que és idiota.•Se não podes convencêlos, confúnde-los.•O amor eterno dura três meses. •Todo o tempo passado é anterior.•Aquele que nasce pobre e feio tem grandes possibilidades de quando crescer se encontrar nas duas condições.•Todas as questões têm dois pontos de vista: o equivocado e o nosso•A escravidão não foi abolida, trocou-se por oito horas diárias.•Se a montanha vem a ti... corre: trata-se de um desmoronamento!•Colabora com a policía: luta sózinho!•A psiquiatria/psicologia é o único negócio onde o cliente nunca tem razão.Palavras para quê?
* Post recuperado.

terça-feira, abril 19, 2005

Sim ao piercing e à tatuagem...

Sabiam que o uso de piercings e tatuagens por parte dos jovens pode ser um comportamento preventivo de atitudes de risco?Caso sintam curiosodade, podem ler essa notícia aqui.

Educação no concelho de Alandroal

Só por mera curiosidade, e uma vez que o saber não ocupa lugar, aqui fica um pequeno excerto da tese da minha licenciatura (digo isto apenas para terem a noção de que não são palavras deitadas ao acaso, mas sim dados científicos resultantes de uma grande investigação)que divulgo, apenas para conhecimento de alguns interessados que por vezes se debruçam sobre estas e outras questões relacionadas, no concelho.
"No concelho de Alandroal, o nível de instrução da população é baixo tal como o documentam os resultados dos Censos de 91 e de 2001, onde encontramos a esmagadora maioria da população inserida em duas categorias, respectivamente, não sabe ler nem escrever e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relativamente à taxa de analfabetismo[1] – com 10 ou mais anos de idade – segundo o INE, no ano de 1991, encontramos no concelho de Alandroal (22,8%), um valor superior ao verificado no Alentejo Central (17,3%) e também superior à taxa existente na Região do Alentejo (19,5%) e em Portugal (11,0%).Curiosamente, embora se verifique um acentuado envelhecimento da população, o grau de instrução aumentou genericamente, de 1991 a 2001.O número de analfabetos no ano de 2001 desceu 36% em relação aos censos anteriores de 1991, chegando aos 18,7%, embora continue com valores superiores aos do Alentejo Central (13,2%), do Alentejo (15,5%) e de Portugal (7,7%).A maior percentagem, 63%, encontra-se no escalão do Ensino Básico, dos quais 42% têm o 1.º Ciclo completo, 11,8%, completou o 2.º Ciclo e apenas 5,3% tem o Ensino Básico completo. De salientar que aumentou o número de indivíduos com curso superior completo em 29%, passando dos 30 indivíduos de 1991 para 42 em 2001, com tendência crescente segundo as estimativas do INE, tendo presente que no último ano em referência 234 indivíduos frequentavam Escolas Superiores."

[1] Relação entre (o número de analfabetos/população total)
* Post recuperado.

segunda-feira, abril 18, 2005

Pensamento...para pensar!

"De nada serve ao homem queixar-se dos tempos em que vive. A única coisa boa que pode fazer é tentar melhorá-los".
Thomas Carlyle
* Post recuperado

Carta de um negro...

Querido amigo branco, um par de coisas que deves ficar a saber:

Quando eu nasci, já era negro.
Quando era criança, era negro.
Quando vou à praia, sou negro.
Quando entro em pânico, sou negro.
Quando estou doente, sou negro.
Inclusivamente depois de morrer, continuarei negro.

Em contrapartida tu, meu querido amigo branco,

Quando nasces, és rosado
Quando és criança, tornas-te branco
Quando vais à praia, ficas vermelho
Quando tens frio, ficas azul
Quando entras em pânico, ficas amarelo
Quando estás doente, ficas verde
Quando morreres, ficarás cinzento

E ainda tens coragem para dizer-me que eu sou de cor!!!!

Assina: Um negro chateado

* Post recuperado.

quarta-feira, abril 13, 2005

Os índiosTerena

Como o saber não ocupa lugar, resolvi fazer este post, tendo plena certeza de que a maior parte dos habitantes da vila onde resido jamais lhes passou pela cabeça que em terras longíquas do Brasil, concretamente no Estado do Mato Grosso do Sul, localizado na Região Centro-Oeste e cuja capital é Campo Grande, se encontram os índios Terena, considerada a segunda maior população indígena daquela zona.
O seu meio de vida é a agricultura. São conhecidos como um povo agricultor que luta pela demarcação da terra que outrora lhes pertencia e que ao longo dos tempos lhes tem sido tomada.
Conhecidos também pelo seu nível de adaptação e aculturação, os índios terena são politizados e exercitam os seus direitos de cidadão. Hoje, muitos jovens terena participam da vida económica do país, pois são hábeis agricultores, embora possuam poucas terras, mas sabem aproveitar bem esse espaço. Na política da sua região já há vereadores eleitos em algumas comunidades. Os Terena procuram preservar sempre os seus valores étnicos culturais. Entre as expressões de destaque, figura a Dança da Ema (Kohixóti Kipahí), na qual somente os homens participam. A sua população é de cerca de 60.000 pessoas.
* Post recuperado.

quarta-feira, abril 06, 2005

Porque será que já nada me espanta?

Tenho evitado propositadamente escrever fosse o que fosse acerca do falecimento de João Paulo II.Por toda a net existem os mais variados artigos referentes à sua morte, cada qual expressando as mais diversas opiniões sobre o Papa como ser humano e como homem da igreja.Quero dizer que o artigo que achei mais apropriado encontrei-o no blog http://tintafresca.blogs.sapo.ptConsiderando não ter nada a acrescentar face à gama de discursos apresentados, abstraí-me de comentar o referido assunto.No entanto, várias vezes me interroguei sobre o porquê de tanta mediatização e tanto aparato televisivo.Lembro um trabalho de investigação que realizei na faculdade sobre a Globalização e recordo ter descoberto que a morte de Abraham Lincoln só foi conhecida na europa 13 dias após ter ocorrido. (Outros tempos!) Quando em 1982 surgiu aquele problema da Bolsa em Hong Kong, 3 minutos depois, o mundo inteiro tinha conhecimento. No caso concreto do falecimento do Papa, foram muitos os dias em que se esperou antecipadamente a sua morte, chegando mesmo a ser anunciada antes de consumada.É certo que hoje em dia a globalização tem destas coisas mas, penso que são os meios de informação que fazem que os acontecimentos sejam mais ou menos importantes, mais ou menos mediáticos e mais ou menos inesquecíveis.Senão, vejamos: é lembrarmos o que ocorreu quando do 11 de Setembro, quando dos fogos do verão do ano passado (com a novela do Portugal está a arder!), com a tragédia de Entre os Rios, e tantos outros acontecimentos tristes!Mas o que mais me espantou hoje, foi sem dúvida a notícia passada no telejornal da SIC acerca do falecimento do princípe Rainier do Mónaco.Acontece que, segundo os vizinhos franceses daquele Principado, entrevistados pela jornalista desta estação televisiva, existem fortes suspeitas de que Rainier já se encontra morto há 3 dias, não tendo sido tal facto dado a conhecer ao mundo, em virtude de, e passo a citar: " Primeiro tinha que morrer o Papa".Ou seja, a morte de Rainier não foi anunciada para não atrapalhar ou ofuscar as cerimónias fúnebres do Santo Papa!Porque será que já nada me espanta?
* Post recuperado.